Entender o contexto racial brasileiro inclui estudo e vontade de aprender. A melhor maneira para começar é exatamente aquela que você escolher, pois o que importa é iniciar o movimento.

Talvez você ainda se sinta insegura(o) para debater sobre o racismo em espaços coletivos, não entenda alguns termos e conceitos que ouve sobre o assunto ou simplesmente não visualiza a importância de considerar esse tema como parte da sua vida.

Propomos, aqui, um material que te possibilita dar esses primeiros passos. Abordaremos aspectos históricos, dados, situações cotidianas de reprodução de racismo e o nosso papel enquanto pessoas brancas no combate a ele.

O trabalho tem foco na responsabilidade das pessoas brancas, a fim de promover a compreensão de que, se carregamos a herança daqueles que oprimiram e discriminaram por séculos, cabe a nós romper com esse ciclo.

O aprendizado foi estruturado em 5 fases que mesclam o conteúdo produzido por nossa equipe, baseado em autores brasileiros, e materiais complementares que auxiliam na construção do raciocínio. Caso você queira ir mais a fundo (e nós esperamos que queira), compilamos obras literárias, audiovisuais e musicais que te darão base sólida e confiável para continuar estudando.

Se for a primeira vez que você se propõe a estudar sobre o racismo e a branquitude, vá com calma. Leia e assista os vídeos. Anote suas dúvidas, pontos que você não sabia e possíveis comportamentos que você não quer mais reproduzir. E saiba que você pode entrar em contato conosco para eventuais dúvidas e discussões.

É importante te dizer que o percurso não é simples e fácil, porque gera percepções de injustiça, que podem te levar à descoberta de coisas difíceis de assumir sobre você. Enxergamos o amor como uma forma de revolução de mecanismos individuais e coletivos, para que essas difíceis descobertas funcionem também como motivação, te convidando a ser diferente do que você foi até aqui.

Vamos começar?! 🙂